domingo, 30 de março de 2014

Eletroímã de Prego

     No dia 24 de Março foi realizada a primeira fase da competição: Eletroímã de Prego, todos os grupos da sala participaram e a maioria conseguiu resultados satisfatórios. Para vocês entenderem a competição vamos primeiro explicar como funciona um eletroímã de prego.
     Eletroímã é um dispositivo feito para criar um campo de atração magnética similar a dos imãs naturais, o eletroímã de prego pode ser formado por um prego enrolado por um fio. Quando o fio é percorrido por uma corrente elétrica faz com que o prego comporte-se como um ímã permanente atraindo os clipes.
     Para construir o eletroímã nosso grupo utilizou:
     - 1 prego de 11cm.
     - 1 fio de cobre encapado de aproximadamente 0,5m.
     - 1 pilha D de 1,5V.
     - Alicate.
     - Fita isolante.
     - Clipes (para serem atraídos pelo eletroímã).
     A construção do eletroímã é bem simples, primeiramente pegamos o prego de 11cm e enrolamos o fio de cobre sobre ele aproximadamente com 2 cm de distância de cada extremidade. Demos aproximadamente 90 voltas com o fio de cobre sobre o prego e o encapamos com a fita isolante. Logo após, com as extremidades do fio de cobre voltadas para cima, encaixamos-a a pilha D de 1,5V e colocamos o eletroímã dentro da caixa com os 3000 clipes, deixamos-o por alguns segundos dentro da caixa e retiramos-o, obtendo o seguinte resultado:
(Foto do eletroímã do grupo 5-3°A)
     Agora, por que isto acontece?
     Porque a pilha fornece energia para que haja corrente elétrica passando pelo fio. Isto faz com que o prego e o fio enrolado se comportem como um imã, por isso acaba atraindo os clipes; ou seja, criamos um eletroímã, porque o magnetismo dele é produzido pela corrente elétrica.
     Na competição de sala do dia 24, nosso grupo ficou em 4° lugar conseguindo o melhor resultado com 117 clipes.
Fontes bibliograficas: http://www.brasilescola.com/fisica/como-fazer-um-eletroima.htm
http://cmais.com.br/x-tudo/experiencia/16/eletroima.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário